O mundo das ideias

Platão falou sobre o mundo das ideias, que ele dizia ser a origem e a verdadeira fonte de nossa realidade física assim como toda a sabedoria.

 

O físico Roger Penrose, em seu livro Sombras da Mente, escreveu:

 

“De acordo com Platão, conceitos matemáticos e verdades matemáticas habitam seu próprio mundo real, o qual não tem tempo nem localização física. O mundo de Platão é um mundo ideal de formas perfeitas, distinto do mundo físico, mas em cujos termos o mundo físico precisa ser entendido.”

 

Para tentarmos entender o que se passa neste mundo físico, precisamos fazer conexões com outras “realidades”. É a “divina loucura” de Platão.

 

A semana vai chegando ao seu final e a verdade é que essa tal de realidade é desafiadora.

 

Bolsa sobe, dólar cai, desemprego sobe, juros caem…em um ambiente digno de House of Cards. Vamos fazer as conexões e entrar no jogo.

 

Eu e você, nós só precisamos ter pouquíssimos acertos, contando que não cometamos erros demais. Nesse mundo, esse cuidado faz toda a diferença.

 

Nossos acertos:

 

Títulos pré-fixados rendendo mais de 1,80% no mês. A carteira de ações e os Fundos Multimercados surfando com a onda de valorização dos ativos. O Ibovespa encontra-se na máxima desde a delação da dupla sertaneja Wesley e Joesley.

 

Depois daquela quinta-feira negra, se você não se assustou e não saiu por aí vendendo tudo desesperadamente, então está colhendo os frutos de um portfólio robusto, com foco na proteção do patrimônio e na geração de valor no longo prazo.

 

Que venha a realidade.

 

Um abraço,

Alex