A Filosofia Aletinvest

Investir não é para todo mundo. Investir é um estilo de vida! Qual é o seu?

 

 

É aprendendo sobre finanças e como o dinheiro trabalha (sim, o dinheiro trabalha) que você vai poder dar o 1o passo para a independência financeira. 

Pouco importa a sua formação! Aqui na Aletinvest, educação financeira não é uma habilidade; é um estilo de vida!

Poupar, controlar os gastos e investir para o dinheiro trabalhar para você.  

Mas tem outras coisas por detrás das cortinas da Aletinvest.

A gente não fica fazendo cálculos de quanto teremos daqui a 30 anos. Isso é doideira. Ninguém aqui quer prever nada. A gente poupa, investe e faz sacrifícios. Jogamos as expectativas no lixo, que é o lugar onde elas devem ficar.

Nós dormimos bem! Ninguém aqui perde o sono por causa dos investimentos. Se você está com gastrite e rola na cama durante a noite, sugiro rever a sua estratégia e o tamanho da sua posição. 

Também não temos a “síndrome da tela”. É uma “doença” muito comum, que faz as pessoa ficarem conferindo a rentabilidade da carteria várias vezes ao dia. Temos uma estratégia sólida e de longo prazo. 

Detestamos modinhas. Somos simples, mas sofisticados. Modinha, seja do que for, de roupa, música… até investimentos… causa mais repulsa do que atração. 

Não temos ideologia política. Nossas decisões são técnicas. Pouco importa o lado se o projeto for pela igualdade de condições, liberdade, crescimento, desenvolvimento e geração de riqueza.

Somos “bem resolvidos”! Não temos problemas crônicos de autoestima ou depressão. Isso se traduz em confiança! 

Adoramos a palavra NÃO. Quando falam pra gente “não pode”, “não dá”, é aí que o jogo começa. Por que não?

Somos humildes. Temos consultores e advisors. Não sabemos tudo e não estamos sozinhos neste mundo. Se estamos elaborando uma tese de investimentos, iniciando um projeto ou planejando um novo serviço/produto um consultor pode evitar armadilhas. 

Por fim, somos pacientes. Sabemos que nossos projetos são gigantes e muitos deles demandam tempo e planejamento. Investir requer tempo. O longo prazo é o seu aliado.

“O que é resistente suporta aos choques e permanece o mesmo; o que é Antifrágil, melhora! Esta qualidade é específica para tudo o que se altera ao longo do tempo como: as inovações tecnológicas; as realizações culturais e econômicas; as receitas culinárias e nossa própria existência como espécie neste planeta.” Nassim Taleb

Esta passagem é do livro “Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos” de Nassim Taleb, ensaísta libanês radicado nos EUA. Taleb defende que aprendendo os mecanismos de antifragilidade, o conceito principal do livro, pode-se tomar melhores decisões sem a ilusão de ser capaz de prever o próximo grande acontecimento.

O conceito de antifragilidade está presente na filosofia da Aletinvest.

Investir não é para todo mundo. Investir é um estilo de vida! Qual é o seu?

 

Inspirado pelas filosofias de Nassim Taleb, Gestora Alaska e Oaktree Capital.