Forma de pagamento das compras de Títulos Públicos


Para adquirir títulos públicos você deve acessar a área restrita do site do Tesouro Direto ou a plataforma integrada da corretora (agente de custódia), observar os títulos públicos disponíveis (características, vencimentos, preços e taxas) e assim, montar a carteira. Basta escolher os títulos e confirmar a compra.

 

Após a confirmação da compra, não há como cancelá-la. O pagamento das compras será efetuado por sua instituição financeira e, para isso, o você deverá supri-la dos recursos suficientes, no valor total da operação, de acordo com os prazos e regras por ela definidos e comunicados previamente a você. Você deverá entrar em contato com o sua instituição financeira para saber os dados da conta na qual deve ter disponíveis os recursos. É a sua conta na corretora.

 

Após a confirmação da compra, se o pagamento não for efetuado, você receberá uma advertência (enviada pela CBLC – Central de Custódia da BM&FBOVESPA), por meio de e-mail, alertando-o ou alertando-a quanto às penalidades previstas em caso de reincidência. Na segunda ocorrência de não pagamento, você ficará suspenso por 15 (quinze) dias, ou seja, não pode efetuar nenhuma compra no Tesouro Direto durante este período. Se houver outra reincidência, o tempo de suspensão é de 30 (trinta) dias. Da quarta reincidência em diante, o você será suspenso por 60 (sessenta) dias.

 

Caso você, após a advertência ou o término da suspensão, permaneça 60 (sessenta) dias sem ocorrência de não pagamento, passa a ser considerado como se não tivesse tido quaisquer ocorrências de não pagamento. O não recebimento do email de alerta em virtude de eventos alheios à BM&FBOVESPA e à STN não o isenta ou a isenta das penalidades previstas, haja vista ser sua responsabilidade verificar a efetivação da compra.

 

Se você estiver impedido de realizar novas compras no Tesouro Direto poderá apenas efetuar consultas e solicitar à sua instituição financeira (agente de custódia) movimentações de seus títulos em custódia.

 

Fonte: Tesouro Direto

Prazos de liquidação dos Títulos Públicos

Pagamentos de cupom e resgastes no vencimento do Título Público