Consulta de saldo e extrato do Tesouro Direto


Você pode obter extratos e consultar saldos a qualquer tempo. Para fazê-lo basta acessar a área restrita do site do Tesouro Direto (após inclusão de CPF e senha), clicar na opção CONSULTAR do MENU SUPERIOR e selecionar o item EXTRATO CONSOLIDADO. Na sua corretora, basta consultar os Títulos na área de clientes na plataforma de negociação.

 

Como os títulos públicos são marcados a mercado, o extrato/saldo do investidor reflete o preço de mercado dos títulos. Desta forma, havendo queda nos preços negociados no mercado, o saldo do investidor cairá. Por outro lado, se houver valorização do título, o saldo do investidor irá se elevar.

 

Entre a data de compra e de vencimento, o preço do título flutua em função das condições do mercado e das expectativas quanto ao comportamento das taxas de juros futuras. Um aumento na taxa de juros de mercado em relação à taxa que foi comprada por você provocará uma queda no preço do título. Já uma diminuição na taxa de juros proporciona o efeito contrário.

 

O valor do título na sua carteira  é atualizado considerando essas variações. O título é atualizado de acordo com o valor que ele é negociado no mercado secundário no momento, procedimento conhecido como marcação a mercado. Desta forma, havendo queda nos preços negociados no mercado, o saldo do investidor cairá. Por outro lado, se houver valorização do título, o saldo do investidor irá se elevar. Essa é a mesma mecânica dos fundos de investimento, que fazem a marcação a mercado de seus ativos, com base em determinação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão regulador do mercado de valores mobiliários.

 

Se você permanecer com os títulos até a sua data de vencimento, receberá o valor correspondente à rentabilidade pactuada no momento da compra, independente das variações de preço do título ao longo da aplicação. Entretanto, no caso da venda antecipada, o Tesouro Nacional recompra o título com base em seu valor de mercado. Logo, na venda antes do vencimento, o retorno da aplicação poderá ser diferente da acordada no momento da compra, dependendo do preço do título no momento em que você decidir vender o título.

 

Fonte: Tesouro Direto

Vantagens de aplicar no Tesouro Direto

O que é uma instituição financeira habilitada?