O valor do título no seu extrato considera essas variações da taxa de juros. O título é elaborado com o preço que ele é negociado no mercado secundário naquele momento, procedimento conhecido como marcação a um mercado.
Desta forma, havendo queda nos preços do negociador no mercado, o saldo cairá. Por outro lado, se valorizará do título, o saldo do investidor irá se tornar. Essa mesma mecânica dos fundos de investimento, que fazem a marcação a um mercado, com base em seus mecanismos reguladores da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão de valores mobiliários.
Porém, uma vez: se você mantiver os preço do título a sua data de vencimento, receberá o valor correspondente à rentabilidade da compra, independente das variações do título ao longo da aplicação.
Já no caso da venda antecipada, o Tesouro Nacional recompra o título com base em seu valor de mercado. Com isso, o retorno da aplicação poderá ser diferente do acordado no momento da compra, em que você preço do título no momento queira vendê-lo.
EXEMPLO:
Uma compra o título Tesouro Prefixado (LTN) com vencimento em 1º de janeiro de 2014 no investidor dia 1º de agosto de 2011, um preço de R$ 793,97 e uma taxa de 10%.
escolha que ele decide vender esse título, título9 de dia 03 maio de 2013. Nesta data, o preço do título é de R$55,17. Sob essas condições, um contato pelo investidor seria equivalente a uma venda antecipada equivalente a 11,17%, superior, portanto, pensada a um momento da compra.
Logo, na venda do título antes do vencimento, o retorno da aplicação da oferta será diferente do acordado no momento da compra, a oferta do preço na venda dos dados em que o investidor decidiu vendê-lo. No apresentado, o investidor teve uma taxa bruta de rentabilidade (11,17% aa) maior que a contratada no momento da compra (10% a momento da compra), poderá ser menor que as condições a serem contratadas, mas também pode depender das condições do mercado no momento da venda.
No gráfico abaixo é possível visualizar a diferença de possibilidade possível de venda antecipada ou de venda na data de nascimento:
A linha azul apresenta o comportamento do preço do papel supondo que a taxa contratada no momento da compra, 10% aa se manter inalterada até o vencimento, do papel. Em termos técnicos, ela representa a evolução do preço do título na curva, ou seja, a apropriação natural de juros até a data de nascimento.
A linha verde, por sua vez, mostra o preço do mercado do título. Nos momentos em que a linha verde está acima, o investidor o obtém maior à caso da linha de rentabilidade. Nas datas em que a linha azul está acima da verde, a rentabilidade do investidor seria menor que a aposta no caso de venda antecipada.
Fonte: Tesouro Direto